INSCRIÇÕES SISU 2012: CONSULTAR VAGAS, CURSOS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.

O Ministério da Educação disponibilizou o site para que os candidatos que fizeram o Enem 2011- Exame Nacional do Ensino Médio possam fazer consultas às vagas oferecidas pela Instituição. SISU – Sistema de Seleção Unificada está oferecendo para 2012, 108.552 oportunidades para pessoas ingressarem no Ensino Superior distribuídos em 3.327 Cursos de 95 Instituições Públicas em todo Território Nacional. As inscrições iniciarão em zero hora do dia 7 de janeiro de 2012. É bom lembrar, que por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta.

O SISU – Sistema de Seleção Unificada é um sistema de seleção eletrônico totalmente informatizado e criado pelo MEC que integra Instituições de Ensino Superior da rede publica dos 26 Estados Brasileiros, exceto o Distrito Federal que conta com um sistema próprio de seleção, que oferecem vagas para seus cursos usando como método de seleção a nota obtida pelo candidato na prova do Enem do ano anterior.

Em principio o candidato terá duas opções de curso, com possibilidades de fazer alterações durante o período de inscrição. Sendo selecionado para a primeira opção do curso escolhido, o candidato deve efetuar a sua matrícula. Mesmo não sendo selecionado na primeira etapa, o candidato concorrerá a uma vaga na segunda chamada. Ainda que não seja selecionado na primeira ou na segunda opção, o candidato ainda vai participar de uma lista de espera das vagas remanescentes, e pode ter chance de ingressar na Universidade.

INSCRIÇÕES SISU 2012:

O candidato aprovado no Enem 2011 pode fazer sua Inscrição no período de 07 a 12 de janeiro de 2012.

Para ter todas as informações das Vagas, Cursos e Instituições Públicas, veja no endereço eletrônico do SESU –www.sisu.mec.gov.br.

Os candidatos poderão usar o resultado do Enem 2011, divulgado na última quarta-feira 21 de dezembro de 2011, para se inscrever no SISU.

A lista completa dos Cursos e Vagas está disponível no site do MEC em arquivo em PDF. http://portal.mec.gov.br/.

Segundo o MEC, “o candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga”.

Fiquem atentas as informações, no dia 26, o SISU divulgará a segunda chamada, com matrículas entre 30 e 31 de janeiro de 2012

Entre 26 e de janeiro e 1º de fevereiro, quem não passou na primeira e na segunda chamada pode se inscrever na lista de espera, que será divulgada em 4 de fevereiro de 2012. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.

 


Leia mais:

Comentários